Em cartaz



SEXTA À DOMINGO ÀS 19H
INGRESSO R$ 15,00 / CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS/ DURAÇÃO 80 MINUTOS
TEMPORADA DE 5 DE AGOSTO À 25 DE SETEMBRO




Entre os anos de 1867 e 1868, durante quatro meses, Fiódor Dostoièvski, em sua temporada na cidade italiana de Florença, escreve o romance O Idiota. Desconcertante confronto de um humanista doentio com a realidade amesquinhada da vida. O confronto entre o ideal e o real seguiu do modelo cervantino de Don Quixote e foi publicada em 1869. 
A história relata a trajetória do príncipe Míchkin, de 27 anos, que retorna a Petesburgo, após permanecer vários anos em um sanatório na Suíça para tratar da sua epilepsia. No desenrolar da trama, o indivíduo superior, poderoso e supostamente apto para comandar seus servos acaba sendo, para os demais - uma sociedade corrompida e corrupta - um idiota, um inadaptado. Os melhores sentimentos de Michkin são compreendidos como patologia, doença. A inocência e a compaixão sem limites do rei vai se chocar com o desregramento mundano de Ródjin e a beleza de Nastácia Filíppovna. Sua bondade e o impacto da sua sinceridade revela de forma trágica como em um mundo obcecado por dinheiro, poder e conquistas, o sanatório acaba sendo o único lugar para um santo, um inocente que ainda acredita na bondade e na solidariedade humana.

Visto que o mundo contém todo o tipo de espíritos entre o bem e o mal, e, se num extremo pode-se encontrar pessoas abomináveis, infames, corruptas e mais uma quantidade de adjetivos que caracterizam a perversidade, então poderemos ter a certeza de encontrar o príncipe Míchkin sentado no trono no extremo oposto a esta perversidade. Tal como o autor do livro, Míchkin é um doente que sofre de epilepsia, mas não é com certeza por padecer desta condição, o motivo que o fez viver completamente privado de poder racional; o seu apurado senso comum é que o dispensa de necessitar dessa racionalidade que lhe está em falta para poder fazer juízos de valor.” (Fábio Ferreira, diretor)




O Idiota – Primeiro dia | Texto: Fiódor Dostoiévski | Direção: Fábio Ferreira | Adaptação: Oscar Saraiva | Elenco: Bruna Brignol, João Lucas Romero, Natacha Gaspar, Pedro Emanuel, Sergio Santoian e Yasmin Garcez | Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa (RJ). Tel. 2215-0621 | 







----------------------------------------------